Harbans lal Arora e Ved Kumari Arora           Em 1971, o casal indiano Harbans e Ved Arora chegou ao Brasil, vindo do Canadá. Após quatro anos, Ved Arora iniciou sua prática de Yoga aqui no Brasil com a prof.ª Neusa Veríssimo, em busca de uma melhor saúde física e mental. Dois meses depois, Ved, estimulada com os benefícios da prática, viajou à Ìndia, onde permaneceu  oito meses em treinamento intensivo em renomados centros de yoga na Índia: Santa Cruz Yoga Institute, em Munbai, Kaivalyadhama Yoga Institute, em Lonavla, Bhartiya Vidya Bhavan, em Nova Delhi, Vishvayatan Yogashram em Kashmir e Nova Delhi e no Yoga Research Centre em Nova Delhi.

          Quando retornou ao Brasil, prof.ª Ved começou a dar aulas de Yoga no Clube Círculo Militar de Fortaleza. No ano seguinte, em 1977, inaugurou o Instituto Indiano de Yoga Vivekananda, sob sua direção. O nome do Instituto foi uma sugestão de Harbans Arora, em homenagem ao Mestre Swami Vivekananda, que foi um profundo inspirador na sua juventude para trilhar o caminho do autoconhecimento e da autorealização. Swami Vivekananda teve uma contribuição fundamental na divulgação da essência do Yoga no Ocidente, mostrando o sentido real deste caminho. Ele foi discípulo de Swami Ramakrishna, que teve seus ensinamentos difundidos no mundo todo, inclusive no Brasil, através dos Centros Ramakrishna Vedanta.Swami Rama Fundador do Himalayan International Institute of Yoga

          Em 32 anos de existência do Instituto, prof.ª Ved viajou diversas vezes à Ìndia, a fim de aperfeiçoar e aprofundar seus conhecimentos filosóficos e práticos da senda do yoga. Em 1.992, viajou aos Estados Unidos ao encontro de Swami Rama, que viria a se tornar seu mestre, assim como de Harbans. No Himalayan International Institute of Yoga, Science and Philosophy, na Pensilvania, Ved e Harbans foram iniciados na meditação guiados por Swami Rama. O casal se tornou discípulo de Swami Rama, um dos grandes Mestres da Ìndia. Cientista, filósofo, yogi, filântropo e guia espiritual de milhares de pessoas ao redor do mundo, Swami Rama tem uma contribuição inestimável na fusão da sabedoria do Oriente ao conhecimento e objetividade do Ocidente. Possui diversos livros publicados sobre: yoga, psicologia, meditação, saúde holística, dentre outros assuntos. Os ensinamentos de Swami Rama influenciam as atividades do Instituto, que se norteia pela busca da saúde integral, compreendendo o ser humano em todos os aspectos da sua existência.

          O Instituto conta também com as aulas da prof.ª Subhashni Arora, psicóloga, filha de Harbans e Ved, que integra o Intituto desde 1.996, bem como com o sociólogo prof.º Tadeu Andrade e a psicóloga prof.ª Rose do Nascimento, que ministram aulas regulares, além do prof.º Harbans Arora, que faz atendimentos em Terapias Quânticas.