Centro Ramakrishna Vedanta

Centro afiliado à Ordem Ramakrishna da Índia

CENTROS AFILIADOS, SUB-CENTROS E GRUPOS PRIVADOS

A Ordem Ramakrishna (Math e Mission juntos) tem 166 centros afiliados ao todo, onde 124 deles esncontram-se na Índia, 13 nos Estados Unidos da América, 12 em Bangladesh, e um centro na África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Cingapura, Fiji, França, Holanda, Japão, Malásia, Mauritânea, Rússia, Reino Unido, Sri Lanka e Suiça. Conta também com 33 sub-centos associados a alguns desses centros, e além desses existe aproximadamente 1000 centros não afiliados, chamados popularmente por "grupos privados" em todo o mundo, fundados por devotos de Sri Ramakrishna e Vivekananda.

Na Índia, a Ordem Ramakrishna administra 14 grandes hospitais, 104 dispensários, 42 dispensários móveis, 12 faculdades, 199 escolas, 4 escolas politécnicas, 105 albergues e casas de estudantes, 6 orfananatos, 209 bibliotecas, 10 editoras, 2 escolas para crianças portadoras de deficiências, 3 institutos de agricultura, 5 institutos de treinamento e desenvolvimento rural, 293 centros de educação não-formal e várias outras instituições dedicadas aos serviços filantrópico,  médico, educacional, cultural e espiritual. Mantém-se constantemente ativa no auxílio às vítimas de calamidades - terremotos, inundações, fome, epidemias, etc.. Todas essas atividades sociais são empreendidas com espírito de adoração, como foi expresso por Svami Vivekananda.

A sede mundial da Ordem está situada em Belur Math. Todos os centros afiliados ao Ramakrishna Math estão sob a administração do seu Conselho Curador, enquanto os centros afiliados à Ramakrishna Mission estão sob a administração de seu Corpo Diretor. A Ordem, no entanto, não é uma mera organização de serviço social. É essencialmente uma organização espiritual, com uma filosofia e um compromisso social claramente definidos.

BELUR MATH

Belur Math espalha-se por vários hectares de terra na margem ocidental do Rio Ganges, a cerca de 6 km do centro de Calcutá, na Índia. Tornou-se um local de peregrinação para pessoas do mundo inteiro e de diferentes crenças religiosas. Até mesmo pessoas não interessadas em religião vão a Belur Math para desfrutar a paz que dali emana.

Santificadas pela presença de Svami Vibekananda, pela maioria dos discípulos diretos de Sri Ramakrishna e por vários outros monges espiritualmente realizados, as instalações de Belur Math incluem, em seu campus, o monastérios principal, escola para treinamento de noviços (brahmacharis), um conjunto de templos - entre eles os de Sri Ramakrishna, Sri Sarada Devi, Svami Vivekananda e Svami Brahmananda - museus, alojamentos para visitantes e diversos locais de peregrinação. A sede da Ordem Ramakrishna conta, também, com uma completa e moderna infra-estrutura, que tem por finalidade suprir as necessidades de suas múltiplas atividades.

A ORDEM RAMAKRISHNA

A Ordem Ramakrishna é formada por duas organizações irmãs, o Ramakrishna Math e a Ramakrishna Mission, entidades legalmente distintas, mas conectadas  e administradas por um mesmo conselho diretor. enquanto o Math (Monastério) dedica-se principalmente à vida espiritual, à religião e à sua divulgação, a Mission (Missão) desenvolve várias atividades humanitárias, praticadas sob uma perspectiva espiritual.

Sua criação foi inspirada por ramakrishna (1.836-1.886), o profeta da era moderna. Pouco antes de sua morte, Ramakrishna encorajou seus jovens discípulos a seguir uma vida monástica, oferecendo-lhes a roupa ocre que, na índia, simboliza a renúncia à mundanidade. Confiou o cuidado desses jovens ao seu mais destacado discípulo, Svami Vivekananda (1.863-1.902) que, com seus irmãos monásticos, fundou, em 1.897, a Ordem Ramakrishna, sediada hoje em Belur Math, Calcutá, Índia.

PRINCÍPIOS

Imbuída dos ideais de harmonia entre as religiões, divindade da alma, renúncia e serviço, com uma perspectiva racional, moderna e livre de fanatismos e sectarismos, a Ordem Ramakrishna está comprometida com a tarefa de anunciar uma nova era na qual o ser humano alcançará a plenitude e todas as suas ações serão realizadas como atos de adoração a Deus.

Esses ideais, personificados nas vidas e nos ensinamentos de Sri Ramakrishna e  Svami Vivekananda, são as luzes que norteiam as diretrizes e as ações da Ordem Ramakrishna e podem ser sintetizados nos seguintes princípios:

  • Despertar a divindade inerente à alma humana e ensinar como manifestá-la em todas as ações da vida;
  • Disseminar a idéia da unidade da existência como base da ética e da moral;
  • Aceitar e respeitar a unidade essencial de todas as religiões, honrando seus fundadores;
  • Praticar toda ação como uma forma de adoração e servir a Deus através do serviço ao homem;
  • Promover a harmonia entre ciência, filosofia e religião.

Tais princípios se resumem na célebre frase de Svami Vivekananda, lema da Ordem Ramakrishna:

"Alcançar a realização de Deus e promover a bem estar da humanidade"