Os principais caminhos são:

  • Hatha Yoga: a busca do equilíbrio psico-físico.
  • Bhakti yoga: o Amor a todos e devoção a Deus.
  • Karma Yoga: as ações não egoísticas ou os serviços altruístas.
  • Raja Yoga: ou Ashtanga Yoga, é o desenvolvimento integral, físico, emocional, mental e espiritual.

Existem ainda muitos outros caminhos de Yoga, tais como Kriya Yoga, Mantra Yoga, Nada Yoga, Laya Yoga, Tantra Yoga e Kundalini Yoga.

De acordo com o Yoga, o Ser Humano não é somente um corpo físico, mas é também mente e alma. A perfeita harmonia entre esses, constitui a saúde integral, É nesse sentido que a prática do Yoga visa a prevenção e o tratamento de distúrbios de natureza psicossomática, bem como o desenvolvimento mental e a expansão da consciência.

 O YOGA E SEU ALCANCE

Yoga é uma ciência da vida e da arte de viver. é baseado em estudos científicos. A palavra Yoga significa união, harmonização do indivíduo consigo mesmo, com seus semelhantes e com o universo através de técnicas de aperfeiçoamento integral do corpo-mente e da expansão da consciência

EFEITOS FISIOLÓGICOS 

Os exercícios de Yoga, de natureza lenta, adaptação individual e progressiva, beneficiam e tonificam os sistemas respiratório, circulatório, metabólico, muscular, glandular e nervoso, proporcionando normalização da pressão arterial, melhor digestão, controle de gripes freqüentes e alergias , dores de cabeça, melhor qualidade do sono, normalização do peso e melhor flexibilidade nas articulações, etc.

 EFEITOS PSICOLÓGICOS

A conscientização dos movimentos, harmonização da respiração e interiorização proporcionam alívio do stress, relaxamento do sistema nervoso, equilíbrio emocional, aumento da concentração e clareza mental, colaborando na prevenção de neuroses e demais distúrbios psíquicos 

 EFEITOS ESPIRITUAIS

A meditação desenvolve discernimento, redução do egoísmo, expansão da consciência, conscientização e vivência da Unidade 

EFEITOS TERAPÊUTICOS 

Verifica-se uma melhora acentuada, sobretudo nas patologias de origem psicossomática, tais como alergias, insônia, hipertensão, diabetes, problemas de coluna, dores de cabeça, gastrite, úlcera, colite, problemas cardíacos, reumatismos, artrites,, obesidade, incluindo câncer, etc. 

A PRÁTICA

No nosso Instituto, a prática de Yoga consiste em uma combinação de oito componentes, dentro da visão Holística do yoga:

  1. Asanas - posturas visando a tonificação e o melhoramento das funções dos sistemas respiratório, digestivo, muscular, circulatório, glandular, endócrino e nervoso, além de uma preparação para a prática da meditação (dhyana).
  2. Pranayamas - exercícios respiratórios para a regulagem, expansão, equilíbrio e controle da bio-energia (prana).
  3. Kriyas - técnicas para a desintoxicação do corpo e purificação mental.
  4. Mudras - gestos para o equilíbrio psicofísico.
  5. Bandhas - técnicas de bloqueio e contrações específicas, bem como redirecionamento e utilização da energia vital (prânica).
  6. Mantras - certa combinação de sílabas ou palavras, correspondente a uma vibração energética específica, utilizada para atingir níveis elevados de consciência.
  7. Yoga Nidra - sono psíquico eme stado de consciência interior, com o objetivo de relaxamento físico, emocional e mental.
  8. Meditação - quietude da mente com o objetivo de identificação com a nossa Natureza Real.

O Yoga oferece diversos meios e caminhos, e cada um pode escolhê-los em função de seu temperamento e estágio evolutivo para tornar-se um ser mais sadio, equilibrado e feliz.

  OM Tat Sat (Verdade é só o Absoluto)